domingo, 21 de julho de 2013

Os 7 mandamentos dos donos de gatos 5 estrelas

1 - Castre / esterilize o seu gato


De entre as inúmeras vantagens que traz para si e para o animal, salientam-se as seguintes:
 - a nível comportamental, elimina comportamentos como marcação de território com urina (machos), fugas (um gato ou gata com o cio fará tudo o que estiver ao seu alcance para sair para o exterior; muitos animais saltam de varandas ou janelas, acabando por ficar feridos com gravidade e muitos não regressam a casa...) e o típico miar de "choro" nas gatas, na época do cio.

- superpopulação - em Portugal, o número de gatos à espera de um dono, quantas vezes enjaulados meses ou anos a fio, é muito superior ao número de pessoas disponíveis para os adotar. "Uma gata, em apenas 2 anos, poderá deixar 2000 descendentes". Por causa disto, milhares de animais saudáveis são sacrificados pelos municípios anualmente. Nas ninhadas que nascem na rua, um elevado número de bebés acaba por morrer, conhecendo na sua curta vida apenas dor, frio, fome, sofrimento...

- saúde - a incidência de tumores mamários e de piómetra decrescem substancialmente nas fêmeas esterilizadas; nos machos, a esterilização elimina a possibilidade de desenvolvimento de tumores nos testículos.

(para mais informações, visitem o site esteriliza-me.org)



2 - Mantenha o seu gato dentro de casa (ou num espaço exterior vedado, que o impossibilite de sair para a rua)


Assim, evitará atropelamentos, lutas com outros gatos, possibilidade de ataques mortais por cães, possibilidade de sofrer maus tratos e evita o contágio de doenças.




3 - Forneça ao seu gato uma ração de boa qualidade 



Deste modo, o seu amigo gato terá uma vida mais longa e evitará doenças (sobretudo formação de cálculos renais).




4 - Assegure ao seu animal todos os cuidados veterinários de que necessite


Leve o seu gato uma vez por ano ao veterinário para ser vacinado e para que o veterinário avalie o seu estado de saúde geral. 
Nunca adie uma ida ao veterinário se suspeitar que o seu animal está a doente (sobretudo se deixar de comer, se vomitar ou tiver diarreia) e JAMAIS lhe dê medicamentos de uso humano, pois podem ser mortais. Apenas administre ao seu animal medicamentos recomendados por um veterinário ou técnico de veterinária.
Desparasite internamente o seu gato de 4 em 4 meses (com um desparasitante específico para gatos).


5 - Não deixe o seu gato só por muito tempo


Apesar de serem animais bastante independentes, os gatos, no geral, apreciam a companhia humana. Se tiver necessidade de deixar o seu gato muito tempo só, pondere a possibilidade de lhe arranjar uma companhia felina.
Brinque com o seu gato diariamente, ajudando-o a manter-se ativo e saudável.


6 - Responsabilize-se sempre pelo seu animal


Jamais, em quaisquer circunstâncias, pondere a possibilidade de abandonar o seu gato. Um gato habituado a estar em casa e que é colocado na rua sente-se perdido, deprimido e só. Ficam terrivelmente magros e não sabem andar na rua. Abandonar um animal é um ato de indescritível crueldade. 
Se tiver que o entregar ao cuidado de alguém, certifique-se de que o entrega a alguém que o tratará com o mesmo zelo que era tratado por si; de preferência a alguém que já conhece.


7 - Tenha cuidado com janelas e varandas


Infelizmente, e apesar de quase sempre caírem de pé, os gatos nem sempre sobrevivem a quedas de janelas. Infelizmente são muitas as histórias que conheço de gatos que não resistiram a essas quedas. 

Um gato quando vê um inseto a passar lá fora não se pensa "espera lá, não posso apanhá-lo, estou na janela e posso cair"! O instinto e a curiosidade podem precipitar a queda...