quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Vegetarianismo – parte 1 (será que precisámos de comer animais?)

“Tempos virão em que os seres humanos se contentarão com uma alimentação vegetariana e julgarão a matança de um animal inocente como hoje se julga o assassino de um homem”. Não obstante a diversidade de talentos deste génio histórico, Leonardo da Vinci não previu um futuro próximo. Infelizmente, nos nossos dias, os animais são chacinados pelo ser humano, sem que a matança seja considerada nada mais do que…normal. É normal matar animais para fazer casacos e carteiras de pele, é normal matá-los para testar cosméticos, é normal matá-los para comer, é normal matá-los por desporto (sim, dizem que caçar e pescar é desporto; um dia destes teclar talvez o seja também, oficialmente…). É normal. Não é crime. Então não temos que comer? Os animais também se comem uns aos outros!

Mas, será que precisamos mesmo de ingerir produtos de origem animal para sobreviver?

Vitamina B12 encontra-se apenas presente nos produtos animais, mas essa carência pode ser suprida pelo consumo de ovos e laticínios (os veganos não consomem estes alimentos). Quanto à presença de vitamina B12 nos alimentos de origem vegetal, ela não está propriamente presente em quantidade suficiente, nem de forma disponível. Alimentos como o tempeh, o miso, o molho de soja, o leite de soja , as algas marinhas e a spirulina têm a reputação de conterem vitamina B12, no entanto, não é a verdadeira vitamina B12 mas sim um análogo não activo (corrinóide não cobalamina). São substâncias similares mas que não funcionam da mesma forma no organismo. Para os vegans se certificarem de que ingerem a quantidade adequada de vitamina B12, devem consumir com regularidade (diariamente) suplementos comprados nas farmácias ou alimentos que foram enriquecidos com essa vitamina (verificar no rótulo dos alimentos).

Antes de ler o livro “comer animais” de Jonathan Safran Foer (JSF), não conseguia perceber porque é que alguns vegetarianos – os veganos -  optavam por não comer ovos e laticinios, parecia-me um exagero. Se não fosse do foro das suas escolhas pessoais, atrevia-me mesmo a pensar que era fundamentalismo. Mas não. As razões éticas que sustentam a opção de não comer carne, justificam a de não ingerir estes alimentos. Não vos quero maçar. A vós que fostes culturalmente moldados para ingerir carne e peixe e cuja apetência pelo palatável bife (temperado, não estou a insuar que vós salivais quando vêdes um bife a pingar sangue no talho) impede sequer de continuar a ler este texto sem me insultar até à exaustão, quanto mais de sequer pensar em deixar de comer carne. Quem quiser saber mais pode ler o livro (se quiserem eu empresto, mediante pagamento de um saco de ração para alimentar os gatos de rua). Eu só consegui até à página 60. Não sou uma pessoa extremamente sensível, mas a crueldade dos factos descritos já não me deixava dormir. Os veganos certamente não entendem bem porque é que as galinhas poideiras são engaioladas em jaulas pouco maiores do que o tamanho do seu corpo e obrigadas a viver toda a sua vida sentadas a pôr ovos. Não percebem porque é que os pintainhos machos das galinhas poideiras são amontoados uns em cima dos outros, morrendo os que estão por baixo por asfixia e os que ainda estão vivos triturados. Isto porque não são “galinhas de carne”, são poedeiras e os machos não põe ovos. Vou parar por aqui. Não vos maço mais. Foi só aproveitar 2 minutos para destilar o meu repúdio porque eu, que não sou vegana mas espero conseguir vir a ser, também não percebo.
Sem fugir ao cerne da questão, e porque o texto já vai longo, não se deixem enganar por quem diz que os vegetarianos consomem deficientemente proteínas. A American Dietary Association afirma que os vegetarianos tendem a ter um balanço melhor de proteína.

Carl Lewis

É sabido que os atletas de alta competição necessitam de ingerir mais proteínas do que o normal. Carl Lewis, ex-atleta dos Estados Unidos, conseguiu 10 medalhas olímpicas, nove das quais de ouro e 10 medalhas nos campeonatos mundiais de Atletismo, oito das quais de ouro. Vegetariano. Não vale a pena citar mais atletas que não precisam de se alimentar de animais para cortar a meta – teria de fazer uma vasta lista e o exemplo do Carl ilustra bem.
Todos os outros nutrientes que vos disserem que podem faltar a quem não come carne / peixe, são suficientemente aprovisonados por uma dieta vegetariana variada e equilibrada. Aliás, a incidência de doenças como cancro e hipertensão arterial é menor nos vegetarianos, não só pela não ingestão de carne, mas também pelo elevado consumo de anti-oxidantes e fibra.
Para concluir, deixo-vos a resposta de JSF quando lhe perguntaram “O que pensa de pessoas que comem carne?“
“ Eu não as julgo. E eu mesmo faço muitas coisas hipócritas na minha vida. As únicas pessoas que me incomodam são as que dizem não querer saber nada a respeito. Se alguém me diz "eu aprendi sobre o assunto, pensei nele e decidi que quero comer animais", isso é válido para mim.”